sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Jesus não tinha pena das pessoas

Uma das minhas passagens bíblicas favoritas está em Marcos 1:40: "E aproximou-se dele um leproso, que , rogando-lhe e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. E Jesus, movido de intima compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero,sê limpo! E, tendo dito isso, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo."
A outra encontra-se  em Lucas 7:11: "E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão;
E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar.E entregou-o à sua mãe."

Sem razão aparente sempre que leio estas passagens tenho uma vontade de chorar, sinto-as profundamente como uma carta de amor.
Deus não tem nojo de nós, Ele toca-nos mesmo estando imundos, Ele não nos rejeita. Ele não nos evita quando estamos tão mal emocionalmente e  a vida desabou aos nossos pés que ignoramos a Sua presença. Mas Ele não tem pena de nós. Ele tem COMPAIXÃO!
Qual é a diferença? 
Quem tem pena diz : "Oh, que pena, que desgraça, Deus te ajude." Adivinhe - ficou tudo na mesma.
Quem tem compaixão não diz, faz alguma coisa.

Fomos chamados a sermos imitadores de Cristo. 
Vivemos com pena das pessoas ou temos compaixão?

Compaixão- do grego splanchnizomai  - significa um sentimento vindo das nossas entranhas.

2 comentários: