terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Amar o próximo como a mim mesma?!


Sempre me fez confusão esta afirmação que ouço na igreja, em pregações, retirada de uma passagem bíblica em que Jesus fala com um escriba acerca do primeiro mandamento(Marcos12:28-31), ao que Jesus, como incrivelmente bom conhecedor da Lei que era, responde " o primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma,me de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças: este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes". Ponho-me a pensar todas as vezes que não me amo convenientemente, trato mal o meu corpo, a mente, etc... Como é que vou amar os outros quando, muitas vezes, trato mal a mim mesma? Então entendo porque alguns são tão maus para outros, pois se amarem os outros como se amam a si mesmos, realmente faz todo o sentido tratarem mal os outros.
Mas em João 13:34 Jesus disse " Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." 
Jesus não veio abolir, revogar a lei mas cumpriu-a e deu-nos um novo mandamento que supera o mandamento anterior, ou seja, o segundo mandamento foi substituído, de : amar os outros como a nós mesmos, para: amarmos como Cristo nos amou!
Assim faz todo o sentido, não fica dependente de como me trato a mim mesma, mas como Jesus faria se estivesse no meu lugar, não está dependente do que sinto mas do que conheço de Cristo e da vida que vivo com Ele.
 Assim, sim!

Célia Fidalgo

Sem comentários:

Enviar um comentário