sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Take off your shoes ( Descalça-te/ tira os sapatos)

O calçado diz tanto sobre uma pessoa, desde a sua condição social à sua profissão, por exemplo não faria sentido um Bombeiro calçar uns ténis para ir apagar fogos assim como nenhum desportista calça sapato formal para treinar e competir, o banqueiro não trabalha de chinelos, uma consultora de beleza coloca os seus saltos altos...e por aí fora, percebem o que quero dizer,  cada um com o seu calçado apropriado!
Hoje enquanto ouvia uma mensagem acerca da vida de Moisés esta frase saltou das páginas da Bíblia para o meu espírito e começou a bater com o mesmo pulsar do meu coração e aí eu já sabia, vou escrever sobre isto.
Egipto, cerca de 1552 A.C., depois de decretada a morte a todos os bebés do sexo masculino das escravas hebreias, Joquebede, inspirada por Deus, coloca o seu filho de três meses numa arca de juncos e fá-la descer pelo rio Nilo. A arca é encontrada pela filha do Faraó que o adota e cria como egípcio.
Imagino que Moisés comia da melhor comida, vestia a melhor roupa, estudava "na melhor universidade", calçava os melhores sapatos da época mas, sua impetuosidade, própria de um jovem com sangue na guelra, levou-o a cometer um crime contra um egípcio que maltratava o seu povo - os hebreus -, matou-o e enterrou-o. O seu crime foi descoberto, não muito tempo depois e teve de fugir pois o seu avô emprestado queria matá-lo.Moisés passou a ser um pastor de ovelhas. Andava pelo deserto e pelo monte Horeb a apascentar  o rebanho do sogro - creio que os seus sapatos agora seriam outros, próprios para a tarefa que desempenhava mas que, para mim, era um sinal de desmotivação na vida de Moisés, deu-se mal ao querer fazer justiça por suas próprias mãos, pensaria ele que a sua posição de filho/neto adotado o livraria das consequências do seu ato - até que:
" E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.
E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.
E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.

E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa."
Êxodo 3:2-5
Diante de Deus e para que a vontade de Deus seja feita na nossa vida tiremos os nossos sapatos, não é o que temos nem o que fazemos que nos levarão ao cumprimento da nossa missão nesta vida que Ele nos deu mas precisamente o contrário. 
Tirar os sapatos coloca-nos numa posição de vulnerabilidade mas também de liberdade (aquela sensação maravilhosa de chegarmos a casa e tirarmos os sapatos).
Estamos dispostos a tirar os nossos sapatos e sermos cooperadores de Deus à maneira d'Ele e não nossa?

Sem comentários:

Enviar um comentário